5 RAZÕES PARA INVESTIR NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Poupar_temvalor

Devido à Covid-19 e à consequente desaceleração económica, muitas empresas começaram a reduzir a sua força laboral.

Inevitavelmente o desemprego está a alastrar-se e já se sente uma crescente instabilidade social e económica, que se prevê, irá manter-se por algum tempo.

Tal como em 2010, o desemprego afeta mais gravemente a franja da população ativa, a pressão da falta de rendimentos ou diminuição dos mesmos, pode ser um factor de preocupação e até desequilíbrio emocional. As consequências podem ser diversas: má gestão e organização das finanças pessoais, endividamento, desequilíbrio no orçamento familiar, aumento da despesa, redução na poupança e no investimento. Que resultam, muitas das vezes, pela falta de conhecimentos em educação ou literacia financeira.

A educação financeira, não é apenas falar de dinheiro. É também educar para o conhecimento critico e responsável. Aprender a pagar despesas e dividas, contrair crédito de forma responsável e inteligente, economizar, saber planear e investir, saber fazer uma boa gestão do orçamento familiar, permite a construção de uma vida financeiramente saudável.

Ter inteligência financeira, é fazer parte de um processo maior. Porquê? Porque a falta de literacia financeira não permite, por exemplo, àquele que poupa, identificar as oportunidades e compreender a forma como conseguir multiplicar o seu património. Ou saber que na nossa vida existem variáveis que nos podem ajudar a ter rendimentos mais estáveis, para além do nosso ordenado. Ser inteligente financeiramente permite escolher entre segurança, independência e liberdade financeira.

O melhor investimento que podemos fazer para aumentar a nossa educação financeira é no conhecimento. Hoje partilhamos 5 razões para investir:

  1. Adquirir uma boa base de conhecimentos financeiros, para que não esteja dependente de opiniões de terceiros, consultores financeiros ou tendências de mercado, e possa tomar as melhores decisões;
  2. Conhecer e compreender os produtos financeiros disponíveis no mercado;
  3. Planear um futuro mais sustentável, com investimentos em produtos e aplicações financeiras de acordo com o seu perfil de investidor;
  4. Desenvolver ferramentas de poupança;
  5. Conforto e estabilidade financeira, para atingir a independência ou liberdade financeira;

Deter a capacidade de não deixar o dinheiro (ou a falta dele) condicionar as nossas decisões diárias, dominando os conceitos base da literacia financeira, é o segredo para uma vida financeiramente saudável e responsável.

Fernanda Centeio

Fernanda Centeio

Profissional com mais de 20 anos de experiencia na área financeira, acreditada pelo Banco de Portugal como intermediária de crédito. Formadora certificada pelo IEFP. Fundadora do projecto Empower Me
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

Categorias

Este é o seu BLOG

A temvalor.pt esta empenhada em disponibilizar conteúdo que realmente lhe interesse e por isso os seus comentários são muito importantes para nós… Gratifique os profissionais com a sua interacção, terá o mesmo significado que uma salva de palmas tem para um artistas ou actor. Obrigado

Publicações Recentes

Siga-nos

Receba a nossa newsletter

Receba no seu email todas as nossas novidades!