Aumento recorde dos preços da eletricidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Energia mais cara

Aumento recorde dos preços da eletricidade

O mês de agosto fechou com os preços mais caros de sempre nos mercados grossistas da eletricidade na Península Ibérica. O preço grossista da eletricidade na Península Ibérica quebrou mais um recorde, tendo atingido os 132,47 euros por megawatt hora (MWh).

As empresas começam já a sentir nas suas contas o aumento dos preços da energia. Ao jornal ECO, a Ancor, uma empresa de Vila do Conde, conta como viu o preço subir mais de 40% face ao anterior contrato de fornecimento.

Foi uma subida brutal na fatura. No nosso caso são dezenas de milhares de euros a mais só no caso da energia elétrica. É um acréscimo à volta de 80 mil euros por ano, numa estimativa que fazemos com base no histórico. Mesmo assim, comprámos a energia relativamente barata, comparando com o custo que está neste momento”, contextualiza Francisco Correia, gerente da fabricante de cadernos e arquivos.

Uma pequena e média empresa que esteja agora a negociar um novo contrato com a duração de 12 meses arrisca-se a pagar mais 134%, estima Miguel Fonseca, administrador da EDP Comercial.

Enquanto as grandes empresas os preços recorde do mercado ibérico, a maior parte das PME portuguesas ainda estão a salvo, por terem contratos fixos que ainda não terminaram, explica o jornal especializado em economia.

Estas empresas estão agora a optar por contratos de maior duração. “Foi a primeira vez que fiz um contrato por mais de um ano”, até junho de 2023, confidenciou Francisco Correia. “A informação que tinha dos diversos operadores é que a energia ia continuar a subir, pelo menos, durante mais 12 meses”.

Ricardo Costa, CEO do grupo Bernardo da Costa e presidente da Associação Empresarial do Minho, antevê uma “subida preocupante” da fatura da energia, temendo mesmo “um cocktail que pode desencadear uma pequena crise económica”.

 

https://zap.aeiou.pt/empresas-pressao-brutal-aumento-luz-429732

Cláudio Silva

Cláudio Silva

Gerente Uteis & Razoaveis Lda, vendedor e criador de soluções TI , impulsionador de ferramentas tecnológicas para o sector empresarial.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

Categorias

Este é o seu BLOG

A temvalor.pt esta empenhada em disponibilizar conteúdo que realmente lhe interesse e por isso os seus comentários são muito importantes para nós… Gratifique os profissionais com a sua interacção, terá o mesmo significado que uma salva de palmas tem para um artistas ou actor. Obrigado

Publicações Recentes

Siga-nos

Receba a nossa newsletter

Receba no seu email todas as nossas novidades!